Nota Comercial: a aliada nº1 dos assessores de investimentos

Nota Comercial: a aliada nº1 dos assessores de investimentos

Após ganhar espaço no mercado de renda fixa, disputando com as tradicionais debêntures, a Nota Comercial é o título mobiliário versátil que se tornou a principal aposta entre empresas que buscam novas formas de financiamento e investidores que pretendem ampliar a diversificação e rentabilidade de seus portfólios.

O volume de emissões de notas comerciais foi o quarto mais alto em 2022 dentre os demais instrumentos de renda fixa, o que é bastante interessante por se tratar de um produto relativamente novo. Empresas como Petrobras e Eletrobras, por exemplo, somaram cerca de R$ 9 bilhões em ofertas públicas de notas comerciais, reforçando a robustez deste título escritural, com rito menos complexo e burocrático do que outros produtos já citados anteriormente, como as debêntures.

A Nota Comercial é versátil e por isso pode ser negociada em mercado secundário, além de permitir a conversão em quotas societárias, pagamento em ações, inclusão de garantias reais e até mesmo servir de lastro para operações estruturadas. O segmento Corporate, por sua vez, tem visto como uma ótima opção para levantar fundos para suas operações diárias e necessidades de capital de giro.

Recentemente, diversos Assessores de Investimentos têm encontrado na Nota Comercial uma nova forma para ampliar remuneração e rendimentos variáveis ao identificarem oportunidades para seus clientes incorporarem este produto em suas carteiras, oferecendo eficiência fiscal (IOF Crédito 0%) e gestão otimizada de liquidez.

Banner Programa de Parceria Laqus

Novas plataformas tecnológicas para estruturação e depósito de valores mobiliários, como a Laqus, têm desenvolvido programas de incentivo e parcerias para este público, com o objetivo de dar tração ao impacto significativo do trabalho de assessores e ampliando a performance de remunerações variáveis e rendimentos mensais.

O Programa de Parcerias da Laqus é uma iniciativa que responde às mudanças regulatórias das resoluções CVM 178 e 179 sobre transparência na remuneração, permissão para recomendação de investimentos, fim de exclusividade com corretoras e flexibilidade nas formas de contratação.

Com ele, Assessores de Investimentos que atendem o segmento Corporate e identificam oportunidades para substituição de contratos de mútuos (intercompany) por notas comerciais, a fim de entregar eficiência e economia fiscal para seus clientes por meio da infraestrutura da Laqus para acesso simplificado e emissões no mercado de capitais, podem receber remunerações agressivas pelo sucesso das indicações.

O objetivo é criar uma via de mão dupla em benefícios que a Nota Comercial pode entregar aos emissores, assessores e investidores, democratizando e ampliando o potencial do mercado de capitais brasileiro.

Confira os principais benefícios da Nota Comercial para Assessores de Investimentos:

 

Diversificação de carteira

Ao incluir notas comerciais na composição do portfólio, emissores e investidores diversificam seus investimentos além das opções tradicionais, como ações e títulos. Isso permite uma melhor alocação de ativos, reduzindo a exposição a riscos específicos e potencialmente melhorando o desempenho geral da carteira.

Acesso a oportunidades de mercado

As notas comerciais permitem que os assessores ofereçam aos clientes acesso ao mercado de capitais, algo que pode ser atraente para empresas que buscam novas alternativas de investimento, alongamento de dívida ou captação de recursos.

Gestão de liquidez

Notas comerciais têm vencimentos de curto prazo, o que pode ser benéfico para a gestão de liquidez das empresas. Isso permite que as empresas mantenham parte de seus fundos em investimentos que podem ser facilmente convertidos em capital real para atender às obrigações operacionais.

Ampliação do leque de produtos

Com as mudanças regulatórias permitindo recomendações de investimento por parte dos assessores, as notas comerciais podem ser uma adição estratégica às carteiras dos clientes. Isso expande as opções disponíveis para os assessores oferecerem soluções personalizadas de acordo com as metas de investimento e perfil de risco de cada cliente.

Programa de Parceria Laqus

Por meio da indicação de oportunidades reais para substituição de contratos mútuos (intercompany) por notas comerciais, os assessores podem explorar o formato de remuneração agressiva (Success Fee), enquanto seus clientes ganham economia fiscal nas transações de crédito do grupo econômico. Isso pode trazer recursos adicionais para investir em notas comerciais e outras oportunidades de investimento. Saiba mais!


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *